29.11.2021

Atividades Marcam o Dia da Consciência Negra no Colégio São Carlos SVP

Atividades Marcam o Dia da Consciência Negra no Colégio São Carlos SVP

Entre os dias 16 e 24 de novembro, os alunos das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Carlos Santa Vitoria do Palmar participaram de palestras e momentos com convidados em alusão ao Dia da Consciência Negra, data que marca o 20 de novembro.

Com o objetivo de proporcionar momentos de reflexão sobre equidade, respeito e igualdade, diversas atividades foram desenvolvidas, tais como: rodas de conversas, oficinas e apresentação de representatividades afirmativas. O contexto atual da Cultura Negra foi discutido e refletido durante essa semana com a participação de convidados especiais.

A Irmã Rosinha Martins, missionária Scalabriniana que atua como jornalista na Assessoria de Imprensa Scalabriniana da Provincía de Maria, Mãe dos Migrantes na América do Sul e África, além de atuar no Colégio ESI São José em São Paulo, conversou com os alunos sobre consciência negra e combate ao racismo. Foi um momento onde todos foram chamados a construção de uma sociedade inclusiva e, sobretudo, antirracista.

Também participaram a convidada Lúcia Aidê que trouxe a Culinária Afro-Brasileira, junto com uma oficina sobre brincadeiras de origem Africana, trazendo conhecimento e diversão; a ex-aluna Érica Cardoso, que falou sobre educação, oportunidades, discriminação e consciência; a doutoranda em Turismo e Hotelaria, Lucimari Acosta Pereira, que conversou sobre os acessos de pessoas negras na educação, contexto e exemplos.

Ana Lúcia e Rosa, integrantes do Movimento de Interação Racial Palmares do Sul (MIRPS), trouxeram a importância da existência do movimento, presente na cidade de Santa Vitoria do Palmar há 13 anos, que reforça a cultura Africana no local, além de promover aulas grátis de crochê, de música, gaitas, entre outras.

Trabalhar questões como racismo e discriminação é plantar uma semente de consciência social nos alunos do Colégio São Carlos SVP, reforçando os valores Scalabrinianos, como a igualdade e respeito às diferenças, visando a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Últimos Posts