12.3.2021

Colégio São Carlos prepara-se para a Páscoa

Colégio São Carlos prepara-se para a Páscoa

No ano de 2021, a Campanha da Fraternidade será constantemente trabalhada, entre professores e alunos, no tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”. O Colégio São Carlos se prepara com ações de união e reflexões, abordando a necessidade do respeito com o próximo, relembrando o verdadeiro sentido do período da Páscoa. Todas as atividades propostas serão desenvolvidas no formato online, em função da bandeira preta no Estado do Rio Grande do Sul, definida no final do mês de fevereiro.

A programação proposta pela Pastoral Escolar, coordenada por Marcelo Farias Corrêa, é realizada com encontros dos professores via Google Meet (plataforma de reuniões online), e relembra os momentos sobre a fé cristã com meditações e orações. “A Campanha da Fraternidade 2021 aborda sobre o dom e o carisma, e isso vem ao encontro a Congregação Scalabriniana. Um indivíduo e outro fazem o conjunto, e a união desse conjunto amplifica a nossa existência” destaca Marcelo Corrêa.

Ações realizadas no Colégio São Carlos

– Palestras online são conduzidas pela Pastoral Escolar, destacando a importância do período Quaresmal, bem como a preparação antecedente à Páscoa.

– Decoração da escola com cartazes alusivos à arrecadação de alimentos realizada no período Quaresmal e durante todo o ano. Como o momento é restritivo às aulas presenciais, em função da bandeira preta, a arrecadação vai ter continuidade nos próximos meses.

– Destaques sobre a Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo-Scalabriniana e seus valores que vem ao encontro a Campanha da Fraternidade.

– Postagens de vídeos nas salas de aula online com assuntos pertinentes a reflexões, orações e caridade.

– Convite à Irmã Luiza Bernardi para dialogar com alunos e professores sobre o significado da Páscoa e seu objetivo, na semana de celebração Pascal.

Mais sobre a Quaresma

Também conhecido por período Quaresmal, remete aos quarenta dias que antecedem a Páscoa. A ressurreição de Jesus Cristo é celebrada sempre aos domingos, desde o século 6. Este período é exaltado pelas Igrejas Católica, Anglicana, Ortodoxa e Luterana. A Quaresma tem início na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos, ou seja, o anterior ao domingo da Páscoa.

“No momento, o período Quaresmal é uma oportunidade para o diálogo sobre a boa-nova e para renovar nossa esperança de uma unidade em Cristo Jesus”, finaliza Marcelo Corrêa.

Todos os momentos propostos foram pensados respeitando as medidas preventivas à Covid-19, e a maioria dessas ações, serão realizadas de forma online, para a segurança de todos.

Últimos Posts