27.11.2023

Consciência Negra: Ações afirmativas para uma Educação antirracista

Consciência Negra: Ações afirmativas para uma Educação antirracista

Através de um olhar voltado a um passado não tão distante, o Projeto Continuado intitulado Ações afirmativas para uma Educação antirracista no Ensino Fundamental do Colégio ESI São Carlos, busca construir desde 2021, espaços e diálogos para trocas interculturais, trabalhando sempre o respeito as diferenças, fazendo com que todos os alunos envolvidos compreendam a diversidade de cada um, seja ela em sua cultura, música, religião, entre outros fatores que nos tornam indivíduos únicos na sociedade.

O Projeto teve seu início no ano de 2021, onde as ideias foram voltadas ao mês de novembro, onde comemoramos o Mês da Consciência Negra, através de uma semana destinada a atividades e dinâmicas contando com a participação ativa de agentes sociais negros do munícipio de Santa Vitória do Palmar, além do corpo docente. Neste início, o foco do Projeto foram os alunos do Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

Durante esta semana, foram abordados temas como valorização da cultura afro-brasileira, problematizações sobre o racismo estrutural e a necessidade de posturas antirracistas. Ao termino deste primeiro momento, foi-se observado que devido a densidade dos assuntos tratados, os mesmos deveriam ser trabalhados durante todo o ano letivo e não somente em um mês isolado. Assim o projeto foi transformado para um projeto que é desenvolvido durante todo o ano letivo.

Já no primeiro semestre de 2022, já se instaurava em salas de aulas o projeto, que também se estendeu para a Educação Infantil. Para culminância do mesmo, no mês de novembro, nasceu a “Mostra Cultural” que serve como base para apresentar os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano e compartilhar com a Comunidade Escolar e moradores locais.

Expandindo ainda mais o Projeto, agora em 2023, os alunos do Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio também foram incluídos, abrangendo assim todos os alunos do Colégio. Assim, através das dinâmicas em grupo, discussões e reflexões, desde a infância até a adolescência os alunos estão construindo seu conhecimento sobre a importância das ações antirracistas e também a importância da cultura afro-brasileira para construção do país no qual vivemos.

O Projeto Ações afirmativas para uma Educação antirracista traz a luz um dos valores da Rede ESI (Educação Scalabriniana Integrada): a Comunhão na Diversidade. Para além de sensibilizar os alunos sobre a importância da luta, é trazer a consciência os processos que desencadearam o contexto atual onde tamanha desigualdade racial, econômica e social é realidade no Brasil. É necessário que se entenda a importância de dar voz ao coletivo, estar ao lado durante a luta e fazer com que as vozes que pedem pelo seu direito a existência sejam de fato ouvidas e respeitadas.

Últimos Posts