31.5.2021

Quais são os valores Scalabrinianos e como aplicá-los no nosso dia a dia?

 Quais são os valores Scalabrinianos e como aplicá-los no nosso dia a dia?

Quem é o Bem-Aventurado Dom João Batista Scalabrini?

É um bispo católico da Diocese de Piacenza, Itália.  Ele nasceu em Fino Mornasco em 1839, e faleceu em 1º de junho de 1905. Como Bispo e Pastor realizou sua missão demonstrando grande sensibilidade pela causa social e fortalecimento da fé de seus compatriotas que migravam da Itália rumo ao Brasil e Estados Unidos.  Por sua ação missionária na Igreja é chamado de “APÓSTOLO DA CATEQUESE E PAI DOS MIGRANTES” e sua memória é celebrada todos os anos, no dia 01 de junho.
É o fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos - Scalabrinianos que tem como finalidade a formação religiosa, moral, social e legal dos migrantes. Para cumprir esta finalidade, Dom Scalabrini fundou também, em 1895, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas,  em Piacenza, Itália, em 25 de outubro de 1895, que produziu grandes frutos, dentro da pregação e ensino catequético aos imigrantes italianos que vinha rumo à América. Na ocasião, Scalabrini contou com a colaboração dos dois irmãos: a Bem-aventurada Assunta Marchetti e do Venerável Padre José Marchetti, na organização e desenvolvimento da congregação feminina aqui no Brasil. Escolheu São Carlos Borromeo, grande cardeal de Milão, e provedor dos pobres e enfermos, como protetor dos sacerdotes e das Irmãs.
Por meio da pastoral dos migrantes, a Congregação das Irmãs Missionárias Scalabrinianas demonstra-se empenhada na formação de uma sociedade mais humana, fraterna, justa e solidária, segundo os princípios do Evangelho e os direitos fundamentais da pessoa, de modo particular, dos migrantes e refugiados.

Valores Scalabrinianos e sua aplicação no cotidiano da Rede ESI

Mas afinal, quais são mesmo estes valores Scalabrinianos e como aplicá-los em nosso dia a dia?  São eles:

  • Acolhida: significa amor e cuidado, por meio da aceitação e diálogo com outras culturas e visões de mundo, tendo como fundamento o amor de Deus Pai por nós. Por meio do acolhimento das pessoas podemos participar do projeto do amor do Pai para com cada um de nós.
  • Itinerância: está relacionado à capacidade de cada um de nós de sairmos de si mesmos. Também se explica desde o mistério pascal de Deus Filho: Jesus emigrou do Pai, assumiu como pessoa a nossa realidade e condição humana e histórica. Para nós, é um convite para sair e ir ao encontro do outro, do migrante e de toda pessoa que encontrarmos pelo caminho.
  • Comunhão na Diversidade: significa criar espaço a novas perceptivas de diálogo intercultural, sabendo-se que “cada cultura, comporta uma reflexão sobre o mistério do mundo e, em particular, sobre o mistério do homem e da mulher.  É um modo de dar expressão à dimensão transcendental da vida” (CONGREGAZIONE PER L’EDUCAZIONE CATTOLICA, 2013, p. 30). Neste valor encontramos o papel de Deus – Espírito Santo em tornar real essa comunhão.
  • Esperança: como peregrinos neste mundo, somos chamados a confiar em Deus e ter fé num futuro melhor.
  • Solidariedade: significa ter sentimentos e atitudes de amor e de compaixão pelos mais necessitados, empobrecidos e injustiçados, que nos impelem a agir e ajudar de forma material ou moral a todos aqueles que estão em nosso entorno social.

Como colocá-los em prática em nosso cotidiano?

  • Posicione-se como uma pessoa aberta a ouvir e dialogar com todos, ainda que as linhas de pensamento sejam diferentes.
  • Evite o famoso “julgar o livro pela capa”, tendo uma postura de empatia e compaixão para entender o(a) outro(a), mesmo em meio às muitas diferenças que possamos ter.
  • Tenha sempre um olhar esperançoso diante da vida, o que pode nos trazer muita leveza para os nossos dias.
  • Procure conhecer outras culturas, por meio de livros, filmes, séries, pois, isso abre os nossos horizontes para as realidades do mundo.
  • Chegou até aqui? Compartilhe este texto com os seus amigos e familiares para que eles também conheçam os Valores Scalabrinianos! Estes são também os valores da Rede de Educação Scalabriniana Integrada.

Que Deus te abençoe e acompanhe sempre!

Conheça a Rede ESI – Educação Scalabriniana Integrada

https://portalesi.com.br/

Últimos Posts