2.3.2022

Quaresma, tempo de peregrinar semeando o bem

Quaresma, tempo de peregrinar semeando o bem

A Quaresma é o período de 40 dias que começa na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do Domingo de Ramos, quando tem início a Semana Santa. Nesse período, somos convidados a reviver a experiência dos 40 anos de peregrinação e travessia do deserto pelo povo de Israel, e os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua Missão. É um momento de deixar nossos velhos hábitos, atitudes que não somam ao querer de Deus e buscar a Vida Nova.

A Quaresma é tempo privilegiado para dar novo sentido à Vida, sendo o centro Jesus Cristo, sua pessoa, seu ensinamento, o mistério de morte e Ressureição. Com Ele, somos movidos (as) a despertar todas as ricas possibilidades que se encontram no mais profundo de nossa interioridade. Três grandes práticas, propostas sabiamente pela igreja, são a chave para bem viver este período: oração, jejum e caridade. Ao intensificarmos estas práticas, viveremos a oportunidade de experimentar e compreender a vida de um modo novo.

A oração diz respeito a nossa relação com Deus. Precisamos de Deus e somos Dele e Nele. Intensificar nossos momentos de oração nos fará mergulhar mais profundamente no mistério de Deus e experimentar o conforto da fé. E então sentiremos que peregrinamos unidos a Deus em Cristo.

O jejum nos leva a refletir sobre a relação que temos com as coisas, a nossas dependências e prioridades. Quantas vezes nos deparamos que alguns acontecimentos, emoções e/ou aspectos materiais nos dominam e nos tornam reféns, tirando o lugar de Deus. A ação de jejuar de alimentos, emoções tóxicas, atitudes negativas e quem sabe daquilo que mais gostamos, fortalece o nosso espírito. Faz-nos capazes de ordenar e dirigir nossa própria existência, extirpando o mal.

A caridade nos levará a melhorar o movimento de sair de nós mesmos e ir ao encontro do outro, levando em consideração suas necessidades e nossa irmandade. Permite-nos abrir-nos aos demais e crescer em bondade e humanidade; praticar o bem, dar com alegria e cuidar do próximo.

A quaresma é um processo de amadurecimento espiritual, um período de peregrinação para uma “nova terra”, um novo coração, uma nova humanidade; para o horizonte do verbo amar. A travessia tem seu caminho pelo deserto, onde o clima é seco, com alguns perigos e tentações, silencioso, vasto... e ao escolher atravessá-lo precisaremos ser persistentes para chegar ao outro lado e nos encontrar com o novo que está por vir. Para isso, as “práticas quares mais” ou os três gestos para vivermos durante a quaresma, nos farão mais forte na fé, fortes no espírito e fortes no amor. São gestos que nos humanizam, tornam nossa vida mais leve e com sentido, preparando-nos para viver a Páscoa, a Vida Nova.

"Aproveitemos o caminho quaresmal de 2022 para refletir sobre a exortação de São Paulo aos Gálatas: 'Não nos cansemos defazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo (kairós), pratiquemos o bem para com todos' (Gal6, 9-10a)". - Papa Francisco, mensagem de Quaresma 2022.

Últimos Posts