11.10.2022

Scalabrini: um Santo para o Mundo

Scalabrini: um Santo para o Mundo

No dia 09 de outubro, João Batista Scalabrini, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, foi proclamado Santo em uma Missa realizada pelo Papa Francisco, no Vaticano. Scalabrini é conhecido “Pai dos Migrantes” por ter fundado a sua Congregação como forma de dar assistência e servir aos migrantes, que por sua vez, passavam necessidades ao migrar para as Américas por volta de 1887.

Da missão de Scalabrini, surgiram diversos frutos, que são colhidos até hoje nas obras Scalabrinianas pelo mundo. Entre elas está a AESC (Associação Educadora São Carlos) responsável por manter o Colégio São Carlos SVP e outros empreendimentos nas áreas da Saúde, Educação e Responsabilidade Social.

Em homenagem a este momento, durante a última semana, aconteceram ações para lembrar o legado deixado por Scalabrini.

Como forma de agradecer ao Papa Francisco pela canonização, o Colégio hasteou as Bandeiras dos países irmãos, Brasil e do Vaticano, durante a semana que antecedeu a Cerimônia. Na oportunidade, o coral do 5º ano prestou sua homenagem cantando a música “Scalabrini, luz”.

A Comunidade Escolar peregrinou pelas ruas da cidade levando a mensagem do Carisma Scalabriniano em um momento de louvor para agradecer pela vida e obra do Apóstolo dos Migrantes.

Todos os alunos do Colégio receberam da Pastoral Escolar a medalhinha de Scalabrini.

A Educação Infantil recebeu a visita de Suelly Ribeiro de Souza Colombari, mãe de alunos do Colégio que falou sobre a cultura da região Norte, de onde ela vem e ressaltou a excelente acolhida que ela e a família receberam de toda Comunidade Escolar, desde sua chegada na cidade no ano passado.

A Educação Infantil junto ao Ensino Fundamental I recebeu a oração à Scalabrini. Os alunos do Ensino Fundamental I receberam também a pulseirinha vocacional Scalabriniana.

Os alunos do 3º ano receberam virtualmente a Irmã Janete, Missionária Scalabriana, direto de Piacenza na Itália, a qual trouxe as últimas atualizações sobre os preparativos para a Cerimônia de Canonização.

O 4º ano participou de uma chamada de vídeo com a Irmã Rosinha Martins, Missionária Scalabriniana, que explicou o significado do momento que estamos vivendo diante dos desafios deste tempo.

A Irmã Marileda Baggio conversou com os alunos do 5º ano e contou seu testemunho como Irmã Scalabriniana e o significado da Canonização de Scalabrini.

Os 5ºs e 6ºs anos confeccionaram, na disciplina de Ciências, painéis cujo tema central foi a Casa Comum, um chamado do Papa Francisco para a ecologia da Esperança.

O Ensino Fundamental II e Ensino Médio participaram de uma experiência de encontro com o Carisma Scalabriniano, proporcionada pela Pastoral Escolar.

Desejamos que o carisma e os valores Scalabrinianos sigam sendo perpetuados por todos nós como forma de manter vivo o seu legado e a sua história.

Últimos Posts